6B grupo 4

"Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver." (Bertold Brecht)

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Georges Braque - Gabriela M. Pedrozo n14

 
George Braque
       
          Criador do Cubismo junto com Pablo Picasso e Henri Laurens, Georges Braque inicia-se na pintura como pintor-decorador.
        Georges Braque nasceu em 1882, era filho e neto de pintores. Foi criado em Le Havre(França) e, ali, estudou na École des Beaux-Arts(Escola de belas artes) de 1897 a 1899.
          Mudou-se para Paris e estudou com um mestre decorador em 1901.





Castelo em La Roche
        


          Seu estilo inicial era impressionista. Entre 1902 e 1904, foi aluno da Academie Humbert, também em Paris. Lá, fez amizade com Marie Laurencin e Francis Picabia. Em 1907, depois de alguns meses em Antuérpia, participou de uma exposição do Salão dos Independentes (Paris), apresentando obras mais próximas do fauvismo.
            Após a segunda guerra Mundial, a obra de Braque foi adquirindo liberdade, tornando-se menos esquemática. Em 1922, expôs no Salão de Outono (Paris), o que lhe rendeu fama. Fez ainda a cenografia para dois balés de Sergei Diaghilev.
            


Prato de Frutas





Instrumentos musicais
     

           Seu trabalho no cubismo era desenvolver a fase analítica, definida pela visão simultânea e multifacetada dos vários aspectos do motivo observado, fazendo com que o objecto aparecesse na tela como quebrado ou explodido.




fontes:     
educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u334.jhtm
 www.historiadaarte.com.br/braque.html


Bo Mi Kim n 4- Pablo Picasso

      Pablo Picasso nasceu em 25 de outrubo de 1881 em Málaga,Andaluzia na Espanha e morreu 8 de abriu em 1973 em Mongins, Provença- Alpes-Costa Azul na França. Pablo Picasso foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido a poesia.
    
       Foi reconhecidamente um dos mestres da arte do século XX. É considerado um dos artistas mais famosos e versáteis de todo o mundo, tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas, mas também esculturas e cerâmica, usando, enfim, todos os tipos de materiais. Ele também é conhecido como sendo o co-fundador do Cubismo junto com Georges Braque.

      Em Málaga o salário pequeno do pai como conservador de museu e professor de desenho na Escuela de San Telmo a custo assegurava o sustento da família. Quando lhe ofereceram uma colocação com melhor remuneração no Instituto Eusébio da Guarda, no norte do país, à hesitação sobrepôs-se a necessidade, e junto com a família, don José parte para a Corunha, capital de província à beira do Oceano Atlântico.

     Os desenhos de infância de Picasso representavam cenas de touradas. Sua primeira obra foi quando havia oito anos, chamada O Toureiro.A família transferiu-se novamente, desta vez a Barcelona, na Primavera de 1895.Depois de uma estadia em Málaga, em 1897 instala-se em Madrid.
Após iniciar como estudante de arte em Madrid, Picasso fez sua primeira viagem a Paris (1900), a capital artística da Europa. Lá morou com Max Jacob (jornalista e poeta), que o ajudou com a língua francesa Max dormia de noite e Picasso durante o dia, ele costumava trabalhar à noite. Foi um período de extrema pobreza, frio e desespero. Muitos de seus desenhos tiveram que ser utilizados como material combustível para o aquecimento do quarto.Picasso apaixonou por Fernande Olivier. No verão de 1906, durante uma estada em Andorra, sua obra entrou em uma nova fase marcada pela influência das artes gregas, ibérica e africana, era o protocubismo, o antecedente do cubismo.
     
Em 1943, Picasso conhece a pintora Françoise Gilot e tem dois filhos, Claude e Paloma e encontrou um pouco de paz e pintou Alegria de Viver.
Em 1968, aos 87 anos, produziu em sete meses uma série de 347 gravuras recuperando os temas da juventude: o circo, as touradas, o teatro, as situações eróticas, morreu com 91 anos de idade. Encontra-se sepultado no Castelo de Vauvenargues, Aix-en-Provence, Provença Alpes-Costa Azul na França
Picasso em foto da revista vea y lea

Escultura no Daley Plaza (Chicago,Estados Unidos) 
Primeiro desenho de Picasso aos oito anos.


fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pablo_Picasso

domingo, 23 de outubro de 2011

Definição do cubismo- Beatriz n*03

O cubismo é um movimento artístico cuja origem é em Paris. Cubos, volumes e planos geométricos entrecortados reconstroem formas que se apresentam, simultaneamente, em vários ângulos nas telas. O cubismo recusa a ideia de arte como imitação da natureza, como quase qualquer outro efeito ilusório. Uns dos mais famosos pintores do cubismo são: Pablo Picasso, Georges Braque, Fernand Léger, Tarsila do Amaral, entre outros.

O movimento é separado em duas fases. Uma delas durou até 1913. Nela apresentado através da decomposição de objetos e do estilhaçamento em planos mostra o monocromatismo.

A outra fase liga-se ao nome do espanhol Juan Gris, e o uso do papel-cortado que tornou-se fundamental para o seu método.

O cubismo pode ser considerado uma das principais fontes da arte abstrata.

FONTE:
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3781
As senhoritas de Avignon- Pablo Picasso

A estrada de ferro a central do Brasil - Tarsila do Amaral

Abaporu - Tarsila do Amaral

sábado, 15 de outubro de 2011

Histórico do Cubismo - Ingrid Tiemi n°15

Cubismo é um movimento artístico que surgiu no século XX, nas artes plásticas, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque e tendo se expandido para a literatura e a poesia pela influência de escritores.
O Cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhuma semelhança com a aparência real das coisas.
Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Entretanto, os cubistas foram mais longe do que Cézanne. Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano 
O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos. Representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes.
Cubismo Sintético.

  O Cubismo teve três partes:
  • Fase Cezannista ou Cezaniana - 1907 a 1909;
  •  Fase Analítica ou Hermética - 1909 a 1912;
  •  Cubismo Sintético - 1911 - (Desta última fase decorrem dois movimentos: o Orfismo e a Seção do Ouro).
Principais características:
  • Geometrização das formas e volumes;
  • Renúncia à perspectiva;
  • O claro-escuro perde sua função;
  • Representação do volume colorido sobre superfícies planas;
  • Sensação de pintura escultórica;
  • Cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave;
  • Cores fechadas.
 
FONTE(S): 
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Cubismo




segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O que é romantismo - Gabriela M. Pedrozo

Caspar David Friedrich -
 Caminhante sobre o mar de névoa

    O romantismo foi um movimento fortemente influenciado pelas ideais do iluminismo (movimento de liberdade conquistada na Revolução Francesa). Esse período surgiu na Alemanha com Göhte, teve seu período no Brasil entre 1830 a 1880
    O romantismo foi uma reação ao neoclassicismo.
    O romantismo ocorreu do século 18(XVIII) e acabou no século 19(XIX).

    As principais características do romantismo são:
• Liberdade de criação e de expressão 
• Nacionalismo 
• Historicismo 

• Medievalismo 

    

Eugène Delacroix-
A liberdade criando o povo
• Tradições populares 
• Individualismo, egocentrismo 
• Pessimismo 
• Escapismo 

• Crítica social 

Bo Mi Kim - n4 - 6b Romantismo - Francisco José de Goya y Lucientes


Goya nasceu em Fuendetodos, Aragão, Espanha, em 30\03\1746 – 15\04\1828, filho de José Benito de Goya y Franque e de Gracia y Lucientes Salvador. Passou sua infância em Fuendetodos, onde sua família morava em uma casa com o brasão da família de sua mãe.Aos 14 anos, entrou para a aprendizagem com o pintor Don José Luzan y Martinez. Como era costume na época, começou fazendo cópias de pinturas de vários mestres.Suas produções artísticas incluem uma ampla variedade representativa de retratos, paisagens, cenas mitológicas, tragédia, comédia, sátira, farsa, homens, deuses e demônios, feiticeiros, entre outos.
                                                        
                                                                                                                                                                                                                                                                           

                                                                                                                        Retrato feito por Vicente López Portaña em 1826.
   
http://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Goya#Os_primeiros_anos                                                    

domingo, 28 de agosto de 2011

Ferdinand Victor Eugéne Delacroix - Beatriz n°03

Ferdinand Victor Eugène Delacroix nasceu em Saint–Maurice em abril de 1798, e faleceu em Paris em agosto de 1863. Delacroix nasceu numa família de grande prestigio social, e seu pai virou ministro da república. Alguns acreditam que seu pai teria sido na realidade um príncipe, e Delacroix é considerado o mais importante representante do romantismo francês.
Delacroix teve uma educação muito boa, estudou em uma das melhores escolas de Paris. Desde jovem se interessava pela arte e visitava quase todos os dias o museu Louvre, para estudar as obras de Rafael e Rubens.
Algumas pessoas viram no artista um grande talento semelhante a arte  de Michelangelo ou de Rubens.
Delacroix se interessou também  se interessava pelos temas políticos do momento. Sentindo-se um pouco culpado pela sua pouca participação nos acontecimentos do país, pintou A Liberdade Guiando o Povo. É uma pintura em comemoração à Revolução de Julho de 1830, com a queda de Carlos X. Uma mulher representando a Liberdade guia o povo por cima dos corpos dos derrotados, levando a bandeira tricolor da Revolução francesa em uma mão e brandindo um mosquete com baioneta na outra. A pintura é talvez a obra mais conhecida de Delacroix.

FONTES:

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Joseph Mallord William Turner - Ingrid Tiemi n°15

William turner aos 23 anos.
            Joseph Mallord William Turner (Londres, 23 de Abril de 1775 - Chelsea, 19 de Dezembro de 1851 aos 76 anos), foi um pintor romântico londrino, considerado por alguns dos anunciantes do impressionismo em função aos seus estudos sobre cor e luz.
            Lorrain e Poussin eram seus pintores preferidos.
            Turner dedicou-se à pintura da paisagem com paixão, energia, força, interpretando seus temas de forma épica. Seus trabalhos transmitiam uma emoção extrema e foi considerado a parte mais elevada da paisagem romântica.
            Iniciou na arte aos 13 anos com seus desenhos e com 15 anos atingiu sua reputação. Era um homem solitário, sem amigos e quando pintava não permitia a presença de pessoas, mesmo que fossem outros artistas.Uma de suas preocupações principais foi a aplicação da luz e sua incidência sobre as cores da maneira mais natural possível.
            Com o tempo desenvolveu um estilo próprio de pintar. Sua vida foi inteiramente dedicada à pintura.O modo como Turner tratava a água, o céu e a atmosfera, em geral se afasta de todo o realismo natural e se transforma no reflexo da alma da situação. As pinceladas soltas e difusas dão forma a um redemoinho de nuvens e ondas, a uma desesperança interior que se transmite à natureza, uma das características básicas do romantismo.
           
Assinatura de William Turner.

           Fonte(s): http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Turner

domingo, 29 de maio de 2011

Arte grega e romana - Gabriela M. Pedrozo


Vaso romano
    A arte romana normalmente apresenta fatos do dia-dia e liga-se a inteligência pintam reis, pessoas e natureza o artista se empolga pela vida e tenta, através da arte, exprimir suas manifestações.
Pintavam vasos, quadros, jarás e paredes eles pintavam com tintas a base de fuligem ou de vinho.
   Os Gregos, Etruscos e a cultura oriental ajudaram a arte romana a se formar.
Vaso grego
   A arte grega é muito diferente da romana pintavam deuses e mitologia inventando o homem perfeito pintavam homens com músculos a arte grega esta muito relacionada com as esculturas. Pois tentavam dar o mesmo significado que as esculturas.
Pintavam vários vasos e pratos (loca) enfeitando-os com pinturas.  



Fonte:
http://www.suapesquisa.com/grecia/arte_grega.htm
http://Winkpedia

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Bo Mi - n4 - pintura grega e romana

Detalhe de um vaso grego pintado.

              




 A produção de vasos decorados com figuras pretas, em forma de silhueta, associando motivos geométricos ou vegetalistas, foi iniciada em Corinto, no século VII a.C.
              Uma outra aplicação da pintura entre os gregos era na decoração da estatuária e da arquitetura. Até há pouco tempo não havia, por falta de conhecimentos, um consenso sobre a extensão desta prática, e este fato só recentemente vem recebendo maior divulgação entre o grande público.
               Mas devido à fragilidade dos materiais quase tudo se perdeu, exceto alguns notáveis murais em tumbas dos séculos IV e III a.C., especialmente em Vergina, na Macedônia. Sobrevive, por outro lado, expressiva produção de pintura aplicada à decoração de objetos utilitários, como os vasos.
         Os achados de pinturas romanas têm se multiplicado nos últimos tempos em vista do progresso das pesquisas arqueológicas, com vários exemplos descobertos em localidades distantes da capital, como na Alemanha, Hungria, França, Portugal e Ásia, e as evidências indicam que seu uso era generalizado, tanto para fins puramente decorativos e privados como públicos.[7


Fonte:  http://pt.wikipedia.org/