6B grupo 4

"Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver." (Bertold Brecht)

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Georges Braque - Gabriela M. Pedrozo n14

 
George Braque
       
          Criador do Cubismo junto com Pablo Picasso e Henri Laurens, Georges Braque inicia-se na pintura como pintor-decorador.
        Georges Braque nasceu em 1882, era filho e neto de pintores. Foi criado em Le Havre(França) e, ali, estudou na École des Beaux-Arts(Escola de belas artes) de 1897 a 1899.
          Mudou-se para Paris e estudou com um mestre decorador em 1901.





Castelo em La Roche
        


          Seu estilo inicial era impressionista. Entre 1902 e 1904, foi aluno da Academie Humbert, também em Paris. Lá, fez amizade com Marie Laurencin e Francis Picabia. Em 1907, depois de alguns meses em Antuérpia, participou de uma exposição do Salão dos Independentes (Paris), apresentando obras mais próximas do fauvismo.
            Após a segunda guerra Mundial, a obra de Braque foi adquirindo liberdade, tornando-se menos esquemática. Em 1922, expôs no Salão de Outono (Paris), o que lhe rendeu fama. Fez ainda a cenografia para dois balés de Sergei Diaghilev.
            


Prato de Frutas





Instrumentos musicais
     

           Seu trabalho no cubismo era desenvolver a fase analítica, definida pela visão simultânea e multifacetada dos vários aspectos do motivo observado, fazendo com que o objecto aparecesse na tela como quebrado ou explodido.




fontes:     
educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u334.jhtm
 www.historiadaarte.com.br/braque.html


Bo Mi Kim n 4- Pablo Picasso

      Pablo Picasso nasceu em 25 de outrubo de 1881 em Málaga,Andaluzia na Espanha e morreu 8 de abriu em 1973 em Mongins, Provença- Alpes-Costa Azul na França. Pablo Picasso foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido a poesia.
    
       Foi reconhecidamente um dos mestres da arte do século XX. É considerado um dos artistas mais famosos e versáteis de todo o mundo, tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas, mas também esculturas e cerâmica, usando, enfim, todos os tipos de materiais. Ele também é conhecido como sendo o co-fundador do Cubismo junto com Georges Braque.

      Em Málaga o salário pequeno do pai como conservador de museu e professor de desenho na Escuela de San Telmo a custo assegurava o sustento da família. Quando lhe ofereceram uma colocação com melhor remuneração no Instituto Eusébio da Guarda, no norte do país, à hesitação sobrepôs-se a necessidade, e junto com a família, don José parte para a Corunha, capital de província à beira do Oceano Atlântico.

     Os desenhos de infância de Picasso representavam cenas de touradas. Sua primeira obra foi quando havia oito anos, chamada O Toureiro.A família transferiu-se novamente, desta vez a Barcelona, na Primavera de 1895.Depois de uma estadia em Málaga, em 1897 instala-se em Madrid.
Após iniciar como estudante de arte em Madrid, Picasso fez sua primeira viagem a Paris (1900), a capital artística da Europa. Lá morou com Max Jacob (jornalista e poeta), que o ajudou com a língua francesa Max dormia de noite e Picasso durante o dia, ele costumava trabalhar à noite. Foi um período de extrema pobreza, frio e desespero. Muitos de seus desenhos tiveram que ser utilizados como material combustível para o aquecimento do quarto.Picasso apaixonou por Fernande Olivier. No verão de 1906, durante uma estada em Andorra, sua obra entrou em uma nova fase marcada pela influência das artes gregas, ibérica e africana, era o protocubismo, o antecedente do cubismo.
     
Em 1943, Picasso conhece a pintora Françoise Gilot e tem dois filhos, Claude e Paloma e encontrou um pouco de paz e pintou Alegria de Viver.
Em 1968, aos 87 anos, produziu em sete meses uma série de 347 gravuras recuperando os temas da juventude: o circo, as touradas, o teatro, as situações eróticas, morreu com 91 anos de idade. Encontra-se sepultado no Castelo de Vauvenargues, Aix-en-Provence, Provença Alpes-Costa Azul na França
Picasso em foto da revista vea y lea

Escultura no Daley Plaza (Chicago,Estados Unidos) 
Primeiro desenho de Picasso aos oito anos.


fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pablo_Picasso

domingo, 23 de outubro de 2011

Definição do cubismo- Beatriz n*03

O cubismo é um movimento artístico cuja origem é em Paris. Cubos, volumes e planos geométricos entrecortados reconstroem formas que se apresentam, simultaneamente, em vários ângulos nas telas. O cubismo recusa a ideia de arte como imitação da natureza, como quase qualquer outro efeito ilusório. Uns dos mais famosos pintores do cubismo são: Pablo Picasso, Georges Braque, Fernand Léger, Tarsila do Amaral, entre outros.

O movimento é separado em duas fases. Uma delas durou até 1913. Nela apresentado através da decomposição de objetos e do estilhaçamento em planos mostra o monocromatismo.

A outra fase liga-se ao nome do espanhol Juan Gris, e o uso do papel-cortado que tornou-se fundamental para o seu método.

O cubismo pode ser considerado uma das principais fontes da arte abstrata.

FONTE:
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3781
As senhoritas de Avignon- Pablo Picasso

A estrada de ferro a central do Brasil - Tarsila do Amaral

Abaporu - Tarsila do Amaral

sábado, 15 de outubro de 2011

Histórico do Cubismo - Ingrid Tiemi n°15

Cubismo é um movimento artístico que surgiu no século XX, nas artes plásticas, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque e tendo se expandido para a literatura e a poesia pela influência de escritores.
O Cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhuma semelhança com a aparência real das coisas.
Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Entretanto, os cubistas foram mais longe do que Cézanne. Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano 
O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos. Representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes.
Cubismo Sintético.

  O Cubismo teve três partes:
  • Fase Cezannista ou Cezaniana - 1907 a 1909;
  •  Fase Analítica ou Hermética - 1909 a 1912;
  •  Cubismo Sintético - 1911 - (Desta última fase decorrem dois movimentos: o Orfismo e a Seção do Ouro).
Principais características:
  • Geometrização das formas e volumes;
  • Renúncia à perspectiva;
  • O claro-escuro perde sua função;
  • Representação do volume colorido sobre superfícies planas;
  • Sensação de pintura escultórica;
  • Cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave;
  • Cores fechadas.
 
FONTE(S): 
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Cubismo