6B grupo 4

"Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver." (Bertold Brecht)

segunda-feira, 21 de março de 2011

A roupa no antigo egito-Gabriela Pedrozo 14

Roupas no Egito Antigo
Roupas egípcias
          

          As roupas do Egito antigo eram usadas somente pelos nobres adultos. Muitas crianças e escravos não usavam nenhuma roupa. As mulheres usavam vestidos bordados amarrado nas costas e os homens usavam sais com pregas. Usavam roupas brancas (na maioria dos casos) mostrando poder e riqueza.
Com o passar do tempo, as pessoas passaram a usar túnicas sem manga com um buraco para a cabeça e amarradas à cintura. Os egípcios tinham os cabelos raspados e usavam perucas com muitos enfeites tinham também o costume de pintar envolta dos olhos.
As mulheres usavam muitas jóias grandes colares e coroas com varias pedras preciosas
A maioria dos egípcios andava descalças alguns poucos usavam sandálias.



Vestimenta egípicia



Fontes:





terça-feira, 15 de março de 2011

Vestuários Egípcios - Ingrid Tiemi nº15

Vestuário dos antigos Deuses egípcios.
O vestuário feminino:
As mulheres usavam uma túnica constituída por um rectângulo de tecido dobrado ao meio e cosido dos lados, deixando buracos para os braços e um buraco para a cabeça. Mas por vezes as mulheres usavam por cima das camisas um grande manto de linho pregueado, enrolado em volta do corpo passando pelos ombros atado à frente.
 O vestuário masculino:

Os homens usavam um saiote que era constituído por um pano enrolado em volta da cintura e preso com um nó, por vezes muito complicado. Gradualmente foram surgindo as capas, usadas como agasalho.
O vestuário das crianças:
As crianças andavam nuas até aos 10 anos, nos tempos de calor.
Depois dessa idade usavam o mesmo tipo de vestuário que os adultos.

Fonte:
-http://www.vestuario-mundo.com/egipto.html

terça-feira, 1 de março de 2011

Adornos - Beatriz nº 3

ADORNOS EGÍPICIOS                                      

Jóias tem sido parte da nossa cultura há milhares de anos e veio pela primeira vez de diferentes regiões em todo o mundo. Começando com os egípcios até os romanos e gregos, as jóias tem sido uma parte importante mostrando os estatus de riqueza.
No Egito antigo as jóias refletiam as raízes culturais profundas na religião.
Suas esculturas de pedra, ou a arte glyptic, eram geralmente de escaravelhos e outros símbolos religiosos antropomórficos. A glória e o poder dos faraós eram simbolizados por seu mobiliário luxuoso, arte e jóias.

Não só na vida foi importante para o egipicio ser rico, mas também na vida após a morte. Os egípcios usavam roupas simples, mas sempre usavam jóias elaboradas. Eles produziram brincos, pulseiras, tornozeleiras, anéis e colares.

Homens e mulheres usavam jóias no antigo Egito, por muitas razões diferentes. Jóias não eram apenas usadas para fins estéticos, ou como um símbolo de riqueza, mas também como uma proteção contra o mal. Esses amuletos eram usados ao redor do pescoço ou amarrado ao braço ou perna.

Os antigos egípcios usaram o ouro mais do que qualquer outro metal precioso. Eles acreditavam que o ouro era divino e que foi associado com o sol. Em vez de usar muitas pedras preciosas, eles imitavam as cores usando o vidro. Eles fizeram algumas pedras como lápis, lazilu e malaquita, granada, ônix e turquesa.

Para os antigos egípcios, cada cor tinha um significado simbólico que tornava a jóia muito importante. Por exemplo, a jóia verde simbolizava a fertilidade e o sucesso de novas culturas, enquanto a jóia vermelha era usada para reverenciar o Deus Isis. O besouro simbolizava o renascimento e as forças geradoras do sol nascente.
Era muito comum para o defunto a ser enterrado com suas posses que incluiu suas jóias. Na verdade, os faraós e outros altos funcionários foram enterrados com tesouros de peças de jóias como coroas, grinaldas, anéis e colares.

Beatriz n.3, 6b

Cleopatra usava diversos adornos para mostrar ao povo
sua riqueza e se mostrar bonita.




















Fontes:
http://www.wikipedia.com/

vestuarios - Bo Mi n4 6B

VESTUÁRIOS EGÍPCIOS

O vestuário original dos Antigos Egípcios era feito por uma espécie de avental utilizado por homens e por mulheres. Incluía também uma camisa sem mangas, mais tarde utilizada com um colete. As camisas e os aventais femininos eram mais compridos do que os dos homens; a camisa chegava até aos tornozelos e o avental até aos joelhos. As peças de vestuário posteriores incluíam um casaco leve e um vestido feminino que tem uma ou demais dobras em seu exterior feito em tecido fino e leve.            
       Representações pictóricas de mulheres com a cor amarela, indica, entre outras coisas, uma menor exposição ao sol do que o vermelho dos homens e, por isso, uma existência mais fechada.
Como o clima no Egito Antigo é quente e seco, as roupas eram leves e finas. Homens camponeses e artesãos vestiam apenas pedaços de tecido amarrados na cintura. As mulheres vestiam vestidos simples ou túnicas. 
Os mais ricos, principalmente nobres, usavam roupas com muitos enfeites. As mulheres abusavam das jóias e vestidos com bordados com contas. Era comum entre os homens nobres o uso de uma espécie de saiote com pregas.

Fonte http://www.google.com/#sclient=psy&hl=ko&rlz=1R2ADSA_koBR336&q=vestuarios+de+adornos+egipcios+(escrito+em+brasileiro)&aq=f&aqi=&aql=&oq=&pbx=1&fp=4b59ae3cb8ee7186